PARQUE ESTADUAL DO GUARTELÁ
Nesse passeio você vai desbravar e descobrir os encantos desse atrativo natural que é considerado o 6º maior Cânion do mundo, levando em conta sua extensão de 32 km e desníveis de até 450 metros. Criado em 1992 com o objetivo de assegurar a preservação dos ecossistemas típicos o Parque Estadual do Guartelá abriga em seu território o Cânion do Rio Iapó, além da impressionante Cachoeira da Ponte de Pedra, que apresenta a formação de uma ponte cortando a queda e os Panelões do Sumidouro, verdadeiras banheiras de hidromassagem naturais.
ITÁYTYBA ECOTURISMO
A Aldeia dos Pioneiros da Fazenda Ponte Alta, projeto turístico voltado à hospedagem, gastronomia, turismo rural e ecoturismo, está localizada na Rodovia Transbrasiliana (BR153) a 986 m acima do nível do mar, de onde se avista a pujança dos campos gerais, suas lavouras e matas preservadas, o Vale do Rio Fortaleza e a cidade de Tibagi. O Centro de Recepção de Itáytyba Ecoturismo está localizado nesta área, de onde podem ser obtidas informações sobre passeios e atividades de lazer, hospedagem e alimentação, bem como dicas e cuidados para preservação ambiental. As atividades de lazer, em agradável convívio com a família ou com os amigos, se estendem aos Caminhos de Arenitos e Cachoeiras de Itáytyba, percorrendo trilhas ecológicas e estradas rurais até chegar ao Mirante do Canyon Guartelá, onde o cenário agreste é enriquecido pela mata ciliar preservada que acompanha as águas do Rio Iapó, tendo ao fundo dos paredões abruptos de um Canyon de rara beleza.
BR 153 – KM 184,4 – Estrada para Ventania
(42) 3275-2137 | (42)9 8801-0140
SAFARI’S FARM
O Safari’s Farm é um recanto ecológico criado no meio da mata nativa aonde você pode desfrutar de uma gastronomia tropeira no meio dos animais exóticos. O hotel existe desde 2001, trabalhando com day-use e pernoite. Esta situado na região dos Campos Gerais, dentro da conhecida Fazenda da Praia no munícipio de Tibagi/Pr. Funciona aos finais de semana e feriados, as atividades são Cavalgada, Trilhas, Charrete, Mirante, Camping, Monjolo, Sala de Jogos, Pousada, Restaurante, Bar, Balanças, Animais Exóticos, Animais Domésticos, Hospedagens, Água Mineral e muito mais.
Oferece serviço de hospedagem para os visitantes. Os quartos ficam situados em uma ampla área verde, com diversas estruturas de lazer e projeto paisagístico especial, o que dá ao visitante uma sensação de imersão na natureza e uma viagem inesquecível ao mundo do safari. São apartamentos, divididos em ambientes exclusivos tanto para adultos como para crianças sendo categorias luxo. As instalações incluem ainda restaurante, brinquedoteca, salão de jogos, sala de TV, e estrutura para eventos. Em feriados e datas comemorativas, o hotel conta ainda com uma programação especial e temática.
BR 376 (Rodovia do Café), Km 454
(42) 9 9976 9656 | 9 9987 6293 | 9 8419 7881
Morro da Comuna
Trata-se de um dos melhores sítios de voô livre do Paraná, já sediou festivais e campeonatos do segmento.
Localidade do Barreiro, a 12 km da sede (Estrada sentido Salto Santa Rosa e Puxa Nervos)
(42) 9 8829 5769
Sítio Sete Quedas
Possui o destino certo para quem aprecia a natureza. Contamos com dois complexos de preservação da geobiodiversidade: o Sítio Sete Quedas, com 16 alqueires ao lado do Parque Estadual do Guartelá e o Mato da Toca, dentro do Canyon Guartelá com uma área de 21 alqueires compostos por vegetação relictual, conservando a história da natureza para ser resguardada e admirada por todos.
PR 340, a 20 km de Tibagi (próximo ao Parque Estadual do Guartelá)
(42) 9 9842 8956
Recanto Ecológico da Dora
O Recanto Ecológico da Dora fica localizado no município de Tibagi, Estado do Paraná, na região dos Campos Gerais. Dá-se acesso pelo Portal de Entrada do PARQUE ESTADUAL DO GUARTELÁ, com o qual também faz divisa de cerca. São 30 alqueires de rica fauna e flora. Cortado pelo “Arroio do Pedregulho”, o mesmo que forma a cachoeira da “ponte-de-pedra” no Canyon Guartelá, possui em seu leito várias cachoeiras com excelentes pontos para banho.
Visitação e Camping
De estrutura simples mas acolhedora, proporcionamos ao campista ou visitante um contato íntimo com a biodiversidade dos Campos Gerais. Nossa estrutura é rústica, temos uma cozinha comunitária com geladeira e fogão à lenha, banheiros masculinos e femininos, todos com água quente e as áreas de camping contam com pontos de luz, tomadas e pias.
Rodovia PR 340 – KM 42 – Guartelá
(42) 9 8844-0031 | 9 9166-8981
Morro do Jacaré
Leva esse nome pelo formato do Morro ser da cabeça de um Jacaré. Com um visual deslumbrante, é uma ótima parada para fotos, além de esportes de voo livre. Localizado 13 km da cidade, na localidade do Barreiro, de fácil acesso e com boa sinalização.
Localidade do Barreiro, a 12 km da sede (Estrada sentido Salto Santa Rosa e Puxa Nervos)
Horário de funcionamento das 10:00 ás 17:00
Sábados, domingos e feriados
(42) 9 8812 5418
Fenda do Nick
A fenda do Nick, ou simplesmente, “A Fenda”, foi descoberta não faz muito tempo na área rural de Tibagi-PR, durante as medições de uma propriedade rural. Alguns dizem que é erosão, outros, uma falha geológica, uma rachadura na rocha, com cerca de um quilômetro de extensão e altura variando de 10 a 60 metros.
A Fenda foi descoberta por moradores locais e não é muito divulgada. Para conhecê-la é necessário guia. Acreditam-se que originou-se de movimentos tectônicos pequenos e por isso a distância entre os paredões é de no máximo 1,5 m. A altura dos paredões tem cerca de 30 m e sua extensão é de quase 1 km, dividida em 3 partes, onde a terceira só dá para chegar de rapel.
A Fenda do Nick é uma atração fantástica indescritível e emocionante, um abismo simplesmente encantador com rara beleza. Com trinta minutos de caminhada por trilha em mata nativa, os aventureiros chegarão ao início do terceiro lance da fenda onde encontrarão o Portal de Entrada, cenário comparável somente a grandes produções cinematográficas.
Localidade do Guartelá
(42) 9 9842 8956
CONTATO@TRILHASGUARTELA.COM.BR WWW.GUARTELA.TUR.BR/ FACEBOOK.COM/PARADADOGUARTELA
Trilha do Índio
A Trilha do Índio fica em uma propriedade vizinha ao Parque e tem cerca de 4 km de extensão. As pinturas rupestres, segundo o guia, são maiores, mais conservadas e mais bonitas que aquelas encontradas dentro do Parque do Guartelá. A trilha é de fácil acesso e a vista do Cânion Guartelá é garantida.
Localidade do Guartelá
(42) 9 9842 8956
CONTATO@TRILHASGUARTELA.COM.BR WWW.GUARTELA.TUR.BR/ FACEBOOK.COM/PARADADOGUARTELA
Salto Santa Rosa
A pouco mais de 18 km do centro de Tibagi, seguindo por uma estrada cascalhada com lindos visuais, formado pelo rio Santa Rosa, com uma queda de 76 metros de desnível, o Salto Santa Rosa forma uma belíssima piscina natural. O local que abriga a cachoeira conta ainda com trilhas para ecoturismo e um clima misterioso que paira no ar, pois, segundo moradores, costuma aparecer à imagem de um padre diante das águas.
Descrição
O Salto Santa Rosa destaca-se pelo seu tamanho e volume de água. Infelizmente não é possível banhar-se na piscina natural que forma-se na cachoeira, mas só de se sentar nas pedras e apreciar a beleza deste local, sentindo as gotículas de água que pairam no ar pelo impacto da queda e chega ao nosso rosto através do vento, já vale a pena o passeio.
Como Chegar
Do centro de Tibagi, são pouco mais de 18 km até o salto, sendo 6 km de pavimentação poliédrica e o restante de cascalho, com razoável conservação. O acesso pode ser feito por qualquer tipo de veículo pela Rod. Caetano Mendes. Existem várias placas indicando o local.
– A área é de propriedade particular e paga-se uma taxa para visitação.
Localidade do barreiro, a 18Km de Tibagi
42 98812 1266 | 9 8812 3827
Salto Puxa – Nervos
A pouco mais de 18 km do centro de Tibagi, seguindo por uma estrada cascalhada com lindos visuais, das águas do arroio Puxa Nervos, nasce um salto de aproximadamente 50 metros de desnível.
Descrição
Saindo da sede da fazenda que abriga o Salto, caminhando 600m por uma fácil trilha, com direito a pontes de madeira e metálica, chega-se ao majestoso salto, incrustado entre apertadas paredes rochosas, cobertas de diferentes espécies vegetais, o que o torna ainda mais especial. Se o Puxa-Nervos não se destaca propriamente pelos locais para banhos, já que a água cai por sobre as pedras, é um local de visual muito bonito e que é excelente para a prática de Rapel.
Como Chegar
Do centro de Tibagi, são pouco mais de 18 km até o salto, sendo 6 km de pavimentação poliédrica e o restante de cascalho, com razoável conservação. O acesso pode ser feito por qualquer tipo de veículo pela Rod. Caetano Mendes. Existem várias placas indicando o local.
– A área é de propriedade particular e paga-se uma taxa para visitação e estadia.
Localidade do Barreiro, a 18Km de Tibagi
(42) 98813-4669
Recanto Feliz
Localizado há 29 km do centro, estrada sentido Campina Alta.
Descrição
Local possui piscinas com tobogã e churrasqueira. Local para passar o dia.
(42) 9 8827 3356
Arroio da Ingrata
Localizado 2 km do centro da cidade, é um local que pode passar o dia, possui quedas d’agua, churrasqueira.
– A área é de propriedade particular e paga-se uma taxa para visitação.
(42) 9 9868 3281
Fazenda São Damásio Ecoturismo
A Fazenda São Damásio Ecoturismo constitui-se um santuário geológico de beleza impar no coração do Cânion Guartelá. Empreendimento este, voltado ao segmento do turismo de aventura, aproveitando o potencial natural do local. O visitante poderá contemplar um conjunto de 11 fendas num percurso de 6,5 km, passando por capões de matas nativas e cruzando os arenitos que despontam nos vastos campos, compondo uma paisagem única. O Local é perfeito para quem quer ter contato direto com a natureza.
Rodovia PR 340 – Guartelá – A 24 km de Tibagi.
(42) 9 9966 4234
Circuito Guapiquerê – Guartelá Extremo
Trilha mais extensa dentro dos limites do Cânion do Rio Iapó (15 km) ida e volta. Ligando três propriedades particulares (Sítio do Tio Bento, Faz. São Damásio e Mato da Toca) com respectivas taxas de visitação. Durante o trajeto são explorados variados tipos de relevo na escarpa esquerda do Rio Iapó, dentre eles: descidas e subidas de platôs, transposição de vales profundos (mata de galeria) com imersão nas fendas, campos rupestres com afloramentos rochosos e sempre de frente para o Canion com paradas em mirantes naturais. Passando ainda, o desfiladeiro “Guapiquerê”, lugar de melhor acesso entre blocos de rocha, em trecho do paredão que os antigos usavam para ligar a parte inferior às margens do rio iapó ao topo da escarpa.
Adentrando a floresta densa que margeia o Rio Iapó, chegadando em um trecho de rochedos deslocados para contemplação da imponência dos paredões de arenito e banho na Cachoeira da Água Santa. Depois tem um longo caminho de volta por uma trilha na mata ao som do caudaloso Iapó e dos muitos pássaros da região, finalizando com um belo café colonial no Sítio da Tia Júlia.
Localidade do Guartelá
Somente com guia autorizado
(42) 9 9868 3281
WWW.TRIPTIBAGI.COM.BR
Mato da Tóca
Quem pretende desbravar o cânion não pode deixar de conhecer a região rica em história, cultura, fé e misticismo. O local apresenta várias trilhas com duração de duas a oito horas de caminhada em contato direto com a biodiversidade regional.
– Para conhecer é necessário contratar um guia de turismo autorizado.
(42) 9 9842 8956
* As informações desta página foram repassadas através dos próprios proprietários
Ladeira do Paredão
A ladeira do paredão dá acesso ao rio Tibagi proporcionando ao visitante a contemplação de um encantador espetáculo da natureza, o pouso das garças que, como sendo combinado, têm hora certa de se encontrarem para desfrutarem do repouso diário. O local é repleto de belezas naturais, assim como as três belas ilhas que podem ser avistadas no centro do rio. Ao lado esquerdo da ladeira, encontra-se a Ladeira da Nhá Cota com chafariz denominado boca-de-leão, mirante com vista para o rio e gruta artificial em homenagem a padroeira Nossa Senhora dos Remédios. Uma excelente alternativa de turismo para quem deseja fazer caminhadas ou apenas meditar contemplando as belezas locais.